terça-feira, 25 de março de 2008

Para Anne

Hoje terminei um dos vários livros começados. Ponto pra mim.

"Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a da maioria das pessoas. Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheci. Quero continuar vivendo depois da morte.
(...) será que conseguirei escrever alguma coisa importante? Será que me tornarei jornalista ou escritora?"

"Do meu lugar preferido no andar, olho para cima, para o céu azul e a castanheira nua, nos seus galhos pequenas gotas de chuva brilham, parecendo prata, e para as gaivotas e outros pássaros que planam no vento(...) Eu acredito que, enquanto isto existir, e eu puder viver para ver isto, esta luz do sol, os céus sem nuvens, enquanto isto durar não posso ser infeliz." O Diário de Anne Frank.

A imagem é do castanheiro que fez companhia a Anne Frank em seu esconderijo. A árvore tem hoje, cerca de 170 anos.
Anne e mais sete judeus ficaram escondidos durante dois anos da segunda guerra mundial, em um 'anexo secreto' do escritório onde seu pai trabalhava. Nesse período de medo e privação, ela escreveu um diário onde fala de amor, tolerância e esperança. Ela morreu aos quinze anos depois de ser capturada e mandada para um campo de concentração nazista.

Nenhum comentário: