segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Manipulando palavrinhas por dias melhores

Em minha área de estudo (ou vá lá, na área que eu deveria estudar) a semântica é um super poder. Mesmo. Mas não apenas nela. Toda intelectualidade valoriza muito todos os conceitos e categorias implícitas em uma inocente denominação. Uma palavrinha era uma palavrinha até anteontem. Servia pra designar tal grupo de pessoas ou determinada condição ou ainda procedimento. Só. Daí ontem alguém começou a estudar, refletir e dizer que ela era de alguma forma prejudicial, segregatória, ofensiva ou simplesmente inadequada. Até aí ótimo, tudo certo. 
Aí a tal palavrinha ou sigla vira palavrão e outra palavra ou sigla, super transformadora, surge de capa vermelha saindo de dentro de uma cabine telefônica. 
E resolve tudo né? Geralmente seus super poderes tem mais efeitos em quem as profere. O prejudicado, segregado ou ofendido demora um tantinho mais para se beneficiar.
Não é mágica mas é faz de conta. Já quebra o galho.

E por falar em faz de conta... Hoje é segunda. Como esta realidade não é a que nos interessa, façamos assim: Tem feriado no meio da semana. Então hoje até é segunda, mas também é quinta, amanhã é sexta e depois de amanhã, apesar de ser quarta, será um misto de sábado e domingo. A quinta de verdade chegará então seguida da verdadeira sexta, porque essa verdade sim, nos interessa muitíssimo. 
Pronto. Não ficou bem melhor assim?

Um comentário:

Raphael B. Vila Real disse...

adorei, rsrs