domingo, 29 de julho de 2007

Fair Play

Povinho... Estúpidos... Gentinha... Nação pífia de perdedores...

Todos os xingamentos histéricos acima foram dirigidos ao povo brasileiro pelo Sr. Luiz Carlos Prates. Sim. Um brasileiro que até onde se sabe, nasceu, vive e se sustenta por aqui. Texto aqui.

Em nosso país, todas as pessoas tem relativa facilidade para exprimirem suas idéias e críticas sobre o que quer que seja. Amém.
Nem sempre foi assim, sabemos. Houve um tempo (recente) onde nada se podia dizer.
Foi o sangue de brasileiros valorosos que garantiu os dias de livre expressão que vivemos hoje. Liberdade essa que vemos ser exorbitada em várias circunstâncias por uma imprensa, em sua grande maioria absolutamente irresponsável e tendenciosa.
Vá lá... Pequemos pelo excesso.

Alguns episódios porém fogem, pelo menos à minha capacidade de relevar.
O jornalista autor do texto citado, carrega em seu currículo a fama de 'polêmico'...
A 'polêmica' no meu modo de ver reside no fato de se referir à boa parte da imperfeita raça humana como vagabundos, imorais, fracos e mal-educados.
No mais, trata-se de uma concentração raramente encontrada de preconceitos de toda ordem.

No texto "Graças a Deus" ele agradece ao criador pelo final do 'vexame' Pan e lamenta a 'deplorável participação da torcida' que teria vaiado sistematicamente os atletas de outros países... Tal fato, segundo suas insinuações somente poderia mesmo acontecer aqui e, no máximo, em alguns outros países da América Latina.

Ora, convenhamos. Se falhas consistentes de organização tivessem ocorrido, com certeza nossa imprensa não nos teria privado de tais informações com números e flashes ao vivo, entrevistas e imagens de fundo ligando algum parente ou assessor de Lula ao fracasso.

Quanto à torcida. Apenas como exemplo de que tanto o espírito desportivo quanto a falta dele, habitam indiscriminadamente todos os cantos do mundo, vale lembrar que é na Inglaterra dos Lords, na Europa, no velho mundo, que encontramos uma das torcidas organizadas mais temidas, se não a mais temida do mundo, os Hooligans. Temidos não porque vaiem. Esses senhores de nobre casta, perseguem seus 'adversários' fora do estádio, fora do país... Espancam sem dó... Por amor ao esporte. Já cobriram seu país de vergonha mais de uma vez.

Pra fechar com chave de ouro, o autor ainda dedica um parágrafo para, PASMEM, desfazer com deboche dos medalhistas que levaram prata. Prêmio de consolação para perdedores, diz ele...
Isso sim é espírito esportivo, hein?!

Pra ficar mais ao estilo nazi-fascista do autor, faltou apenas alguma insinuação de que os torcedores que vaiaram eram nordestinos. Mas também foi só.

Quer saber?! Vá caçar sapo com bodoque! Peidar na água pra fazer bolinha! Chupar prego até virar tachinha! Vá ver se eu tô lá na esquina!

Somos uma nação de sobreviventes, meu senhor.
Temos problemas como qualquer outra nação explorada. Nosso povo tem identidade, por mais que isso incomode à alguns. Gente honrada, sim. Trabalhamos muito, e bem.
Na maioria das vezes temos mais educação do que devíamos e é só por isso que ainda toleramos tantas sandices.

Um comentário:

Flávia D. disse...

"Na maioria das vezes temos mais educação do que devíamos e é só por isso que ainda toleramos tantas sandices".... frase perfeita!
Ótimo como sempre...bjos