sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

...


Minha manicuri anda com a mãozinha muito pesadinha... Talvez fosse o caso de procurar uma ocupação mais compatível, tipo assentadora de massa na construção civil. Ontem quando ela terminou e me perguntou se eu queria mais alguma coisa, quase pedi um anestésico.

 Que mundinho curioso e invejável esse, né?! Repleto de pessoinhas perfeitas que bradam sem receio: "bem feito!", " Já foi tarde!", "Ela bem que procurou!", e por aí vai...
Bom assim, todo mundo santo e com a vida em dia.

  Filhotes viajam amanhã.  Alguém aí explica de novo que cortar o tal cordão na hora do parto é mesmo super importante pro desenvolvimento deles.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Inter! Inter!


O Sport Club Internacional, meus caros, já foi campeão de todos os campeonatos que um time brasileiro de futebol  pode participar... (campeão da segundona não vale, ok?!)

Ontem se transformou no primeiro time brasileiro a ser campeão da Copa Sul Americana e deu a ela uma nova dimensão...

É o time mais 'internacional' do Brasil...

Constitui-se em uma das muitas e mais fartas vertentes de emoções e alegrias que se espalham por este corpinho...

Completará 100 anos em 04 de abril do ano que vem, data também do aniversário desta torcedora babona que vos escreve.

" Segue tua senda de vitórias, Colorado das glórias, orgulho do Brasil..."

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Das cinzas

Voltei. Tô aqui. Não deve ter sobrado ninguém. Ainda assim, seguiremos.
É engraçado sentir saudade de um espaço assim, mas eu senti. Senti muitas vezes, mas não havia o que fazer.

Por aqui, tudo em paz, meus caros. Muita coisa boa acontecendo. Dentro e fora.
Sim, eu sei. Enfim uma boa nova.
Mas uns tombos cá e lá a gente continua levando, que é pra fortalecer a perseverança, frouxar os dentes e não perder a prática.

Tem reforma ortográfica, né? E eu que já era insegura...

A imagem tá desconectada do post? Tá, né?
Mas aceite assim mesmo, que é presente. 

terça-feira, 24 de junho de 2008

De saída

Arrumando as malas.

Se você é uma das três pessoas queridas que acham que esse cantinho tá meio abandonado, aguenta mão aí que domingo tô de volta e prometo melhorar.
A causa é nobre... Mas é secreta, hahahaha... Mentira.
Como eu ando espirituosa, Deus me livre.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Toma!

Uma mamãe toda feliz no carro com suas as crias:

- Eu fiz um bolo de chocolate... E ficou uma delícia!

Um filhote ingrato:

- Aahhh... Eu queria de cenouraaaa.

Uma mamãe profundamente ofendida e vitimizada:

- Puxa, não é fácil agradar vocês, né?!

Uma filhota muuuitoo sarcástica:

- É sim, mãezinha... Você é que ainda não pegou o jeito.


Carro estacionado e uma sessão de tortura com cócegas. Eles mereceram. Onde já se viu! Bolo de cenoura, bah.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Valentine...

Por ser exato
O amor não cabe em si
Por ser encantado
O amor revela-se
Por ser amor
invade
E fim.

(Pétala - Djavan)www.1000imagens.com

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lá no pé daquela serra...

Eu achava que só eu tinha uma determinada opinião sobre um lugar aqui de Chaps.
Um restaurante bem afastado do centro da cidade, descendo a serra, costeando o Uruguai. O rio, claro.
Apesar da comida boa, da vista bonita, do clima rústico, sempre ficava pensando que pra dirigir tudo isso nessas curvas, a pessoa só pode estar em busca de uma coisa, discrição. Se é que vocês me entendem.
Ontem encontrei uma colega do segundo grau que me contou que acabou se casando com um outro colega nosso. Ficamos conversando um pouquinho... Ela me contando sobre como tudo tinha acontecido, e sobre a noite, logo que começaram a sair, em que ele a levou nesse tal lugar.
Que ficou todo o caminho de ida imaginando que ele devia ter algo realmente ruim pra contar. Talvez fosse casado. Teria filhos? Ou alguma doença terminal, talvez contagiosa. Havia ainda a possibilidade (remotíssima) de o verdadeiro destino ser um dos motéis que ficam ao longo da estrada. Talvez fosse tímido e tivesse usado o jantar como desculpa. Mas essa era a hipótese menos provável.
E ele estava tão querido, tão gentil...
Cada vez mais apavorada, ela ia entendendo a lógica toda da coisa. Ele queria se poupar de uma platéia numerosa pra todo aquele chororô. De repente algo lhe ocorre. Como é que não pensei nisso antes. Meus deus, que tipo de criança inocente sou eu?? Você não lê jornais? Não assiste TV? Só porque está saindo com um cara e ele se mostra gentil e atencioso, isso faz dele uma pessoa realmente de confiança? Já podia imaginar aquela estrada escura, o frio da madrugada, a pé, sozinha... Isso se tivesse sorte.
Agora já suava frio e mal conseguia esconder o nervosismo. Lembrou de ter ouvido uma vez a história de uma mulher que saltara nessa mesma estrada de um carro em movimento, pra evitar um estupro. Não. Melhor esperar mais um pouco.
Foi logo depois do jantar. Enquanto tomavam um vinho. O rosto dele assumiu um ar solene, quase sombrio. Mal conseguia ouvir o que ele estava dizendo. Algo sobre como era bom estarem juntos. É isso então, ele vai terminar. Está falando do quanto eu sou legal e do quanto gostaria de gostar de mim. Começou a imaginar se ele podia ouvir seus joelhos tremerem. E ele precisou perguntar uma segunda vez. Desculpe, como? O que você acha da gente começar a namorar de verdade? Digo... Assim, a sério.

Saúde!

Muita tosse, muuuitaa.
Se desse grana, de sábado pra cá já tinha 'enrricado'.
Permitam entretanto desconfiar que se fosse fonte de dinheiro talvez, apenas talvez, esse 'mal' não estivesse me acometendo.
Um cof cof sem fim que deixa a barriga dolorida e o humor bem pertinho do nível zero.
E daí pra ajudar, volta a fazer frio, bem bastante.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

hahaha...


Eu adoro futebol. Cês já estão cansados de saber. E sou aquela torcedora brasileira mediana, senso comum mesmo, saca? Do tipo que torce (incondicionalmente) contra a Argentina, por exemplo.
Não argumente sobre nossos laços latino-americanos ou que o futebol carioca blábláblá... Nem perca seu tempo comigo se o assunto for esse.
Colorada que sou, ainda assim tô aqui babando com o finalzinho do jogo entre Flu X Boca. Como se tricolor (carioca, bem entendido) fosse.

E o Chico Buarque no estádio torcendo... Coisa mais linda, viu.


terça-feira, 3 de junho de 2008

permeável

Eu sou cheia de manias (também) quando o assunto é leitura.
Leio apenas um livro de cada vez. Dificilmente consigo abandonar um pela metade. Não consigo pular páginas, mesmo as muito maçantes (sabia que tem um monte de gente que lê assim, pulando as partes 'chatas'?).
E eu entro mesmo na leitura, saca? Eu choro (de soluçar), rolo dando gargalhadas sozinha, discuto com o autor em voz alta...
Vai daí que algumas leituras ficam meio complicadas.
Alguém acredita se eu contar que o ótimo 'A Sangue Frio' eu tinha parado de ler porque não conseguia ultrapassar alguns trechos que me faziam um mal danado? A descrição daquela comunidade nos confins do Kansas, a riqueza de detalhes sobre o crime, o vestido cereja da menina Nancy... Aos poucos ia me provocando um mal estar, uma sensação de, sei lá, proximidade com tudo aquilo. Um treco tão incômodo...
Mas é belíssimo, um texto irretocável, genial... Retomei ontem. Agora vai. Acho que o pior já passou.
Detalhe: o livro não vem pra casa comigo não. Fica no trampo esperando uma folguinha, hehehe.
;)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Felicidade é isso...

Tem gente que precisa de pouco pra ficar feliz.

Se me vissem minutos atrás, extasiada em frente ao meu chuveiro novo, teriam a dimensão exata do que eu digo.

Água quente!!!! Banho pelando!! Box embaçado!!!!! VIVA!!!!

E esta cabeluda que vos escreve, admirando deslumbrada... Toda feliz. Era uma cena, viu... Só faltava o tacape. Uga, uga!

Foi mais de mês... Falta de tempo (leia-se capricho) e muito banho frio. Temperaturas de doze, dez graus e eu tomando banho 'malemal' morninho. Desconjuro! Tristeza.

O que? Aah... Aquele dia do -1,4°?? Teve banho não.

Enfim, passado. Viva o banho diário e feliz.

Estava procurando umas imagens na net... Colocando 'chuveiro quente' na pesquisa, aparece um monte de hotéis que oferecem esse 'serviço'.

Chuveiro quente??? A oferta nos leva a supor (e temer) que existam hotéis que não disponham do banho quentinho indicado a todos os humanos. Ao menos aos não tendentes à práticas masoquistas.

Entendam... Em algum lugar desse país amado isso pode ser natural, mas daqui de dentro das minhas pantufas não dá nem pra imaginar.

domingo, 1 de junho de 2008

Indo

Nem contei que eu ganhei um pijama rosa bem fofinho e quentinho, cheio de estrelinhas... Presente dos filhos mais queridos de dia das mães.
E teve gincana, e apresentações, e cartões e flores... Enfim, aquilo tudo que sempre tem. E que me deixa sempre tão boba.
* *

E foi no dia das mães que toda a família ganhou um presente. A casa agora tem uma mascote.
Nunca, NUN-CA pensei que teria um bichinho no apartamento. Mas dada a minha famosa tendência à contradição, cá estou.
Achei que seria legal, que ajudaria a pequena a perder o medo dos bichinhos, que seria mais uma parceria nas brincadeiras deles e mais um motivo pra eles ficarem menos na frente da TV... E quer saber? Tá funcionando. Todo mundo na casa babando por essa bebê Poodle aí do lado, a Mel. TODO MUNDO, ok?! Quem diria...
Se dá trabalho? Viver dá trabalho, meu bem. Dedicar-se então... Mas estamos a-do-ran-do.
* *
Paguei duzentas pratas pra um cara que eu nunca tinha visto fazer uma série de perguntas constrangedoras sobre a minha doce rotina e, com base nelas, dizer que eu como muito mal, durmo demais, não sei organizar meu tempo e PRECISO MUITO de atividades físicas.
Me senti 'a regra', o padrão de comportamento burro.
Sabe aqueles depoimentos de safenados no Globo Reporter? Pois é. Me senti o 'antes'.
A minha cara tentando convencer o doutor que eu não tinha tempo pra almoçar durante a semana era tão clichê que me deu vergonha.
Então é isso... Diz que assim que meu corpo começar a sentir os efeitos da mudança de hábitos, não vai mais ter os 'pulinhos' no coração. Beleza. Vou tentar. I promisse.
* *
Começou Junho, né?! Festa junina. Pinhão, quentão, fogueira... eita! E tem aquele dia também. Em condições normais de temperatura e pressão, tudo bem... Tranqüilo. Não me parece que seja o caso esse ano. Em frente.

Trincheiras congeladas


Hoje esquentou, durante o dia deve ter feito ali por 15° (é chute) e agora deve estar, sei lá, uns 9° ou 10°. Não menos que isso.
Mas ontem... A manhã de ontem... Deus me livre!! O que era aquilo. Temperaturas negativas, cumpadi.

Daí perguntam do porquê de o blog estar abandonado... Congelamento parcial e preguiça disseminada, taí o motivo.

sábado, 10 de maio de 2008

Das escolhas mais acertadas... (2)

A gente tem escolhas sim... Na maior parte do tempo, tem.
As vezes essa é a parte mais difícil de encarar. A verdade mais dura.

A gente escolhe. Deseja. Almeja um certo tipo de relação, e, via de regra, consegue. Família, amores, trabalho...

A gente escolhe o papel de vítima, de passivo, de desinformado... Escolhe reclamar em auto e bom som, com a cara amarrada, pelo menos três vezes ao dia. Ou guardar todos os rabujos dentro de si e sorrir dissimulando.

Os amigos, são escolha. Escolha e dedicação. E são sorte também, claro.

Mas veja... Se você se cerca de gente que se mostra desleal, egoista e tacanha com 'os outros', não adianta depois ficar sapateando e argumentando que você jurava que contigo era diferente, afinal, vocês eram amigos. Ninguém dá o que não tem.

Assim sendo, me permitam, meus queridos, neste momento breve de reflexão, dizer do orgulho que sinto por contar com a amizade da aniversariante do dia. Por cultivá-la e merecê-la.

Minha amiga e camarada. Criaturinha de tantas imensas qualidades. Mulher de caráter. Menina de grande coração. Indignação com asas e voz.

Pra ti, sinhá, só o melhor, o doce, o leve... Os melhores aromas, as cores mais vivas, caminhos iluminados e belas paisagens.

"Tenho amigos para saber quem eu sou..." Oscar Wilde

sexta-feira, 9 de maio de 2008

frriiiooooo...

Chegou o frio... Olhando o armário, parece mentira que algum dia aquelas alcinhas de tecido fininho foram mesmo usadas por mim.

As primeiras quedas de temperatura do ano causam um tipo de histeria coletiva, como se não fosse sempre assim... Todo ano. As pessoas param de sair de casa, usam dois pares de meia e reclamam o tempo todo. Mas passa.

A única coisa que realmente continua horrível o inverno todo é sair da cama. Se esse 'sair da cama' estiver relacionado à exploração da nossa força de trabalho, para a obtenção (e apropriação) da mais valia por parte de quem fica mais tempo na cama então, bah... Pense numa M*rda.

Mas aí tem pinhão na chapa, chocolate quente, vinho... Tem pantufa, edredon, fogão a lenha.
Ou seja, compensa.


Sem falar 'nas gentes'...

Papo furado com a sinhá sobre um fulano que a gente viu na net, dia dessa semana:

- É uma graça, mas diz que só come comida macrobiótica. Tem lá no perfil "não como nada que tenha uma face".

A amiga querida, cheia de compaixão nos olhos, relembra um dos mais elementares ensinamentos lá das bandas de Santiago:

- Isso de homem que não come uma picanha, amiga... Isso não pode prestar.

Nada que tenha face???? Ãh?
Como diria outro ditado dos pampas: Esse mundo velho vai se acabá em barranco.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Das escolhas mais acertadas...



Não dá tempo de escrever muito... Mas é isso... Mais um título.

OITO X 1

Esse meu Colorado só me dá alegria!!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Inesquecível

"Você não vai esquecer a noite de hoje."

Essa aí de cima sou eu falando comigo mesma (blé!!), lambendo minhas crias e assistindo com eles A Fantástica Fábrica de Chocolates... Pouco mais de duas horas atrás.

A versão 'antiga' desse filme povoou minha infância. Me encantava e amedrontava na mesma medida. Sei que minha paixão por filmes em geral, chocolates e por este filme em especial, estão relacionadas de alguma forma.
Já adulta (huahuahua... Desculpe), vários anos depois, pensava se havia me transformado nessa chocólatra por culpa do Sr. Willy Wonka ou, se justamente aquele tanto de chocolate na tela é que me fazia amar tanto o filme.

Enfim... Comparar uma versão com a outra não vale... São dois filmes distintos. Duas produções separadas por mais de trinta anos.

Trinta e tantos anos que me conduziram até aqui. Me trouxeram em relativa segurança até esta camona quentinha, onde me abraçam com os olhinhos arregalados fixos na TV, dois filhos que provavelmente eu nem mereça...

Mas tem plus, tem brinde ainda.

Comentário do Carlos:

- Mãe, só máquinas trabalhando na fábrica, né?! Contratam só máquinas e Oompa Loompas. Se contratassem pessoas, a família do Charlie não passava fome.

Não falei nada, eu juro.
Nem antes, algo que conduzisse a esse raciocínio.
Muito menos depois dele...
A cabeluda aqui, toda engasgada de orgulho e felicidade, tentava então lembrar se, do alto dos MEUS oito anos, quando assisti esse filme pela primeira vez, havia pensado em algo parecido...
Duvido.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

5 X 1


Eu não vou dizer nada... Nadinha, viu...

Posso colocar, no máximo, um link.

Mais que isso seria maldade...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Band-Aid

Ontem era o dia internacional do beijo.

Como eu fiquei sabendo? A mulher que vende lanches no fórum me falou hoje... Na verdade ela perguntou como tinha sido o 'meu' dia internacional do beijo.

Sabe aquilo de contar até dez pra não perder o controle, a classe, a educação, a dignidade?? Pois é... Estou em 7.396... 7.397...


Sabe o machucado? Tava melhorzinho... Parecia bom. Tinha até aquela casquinha já. Daí eu mexi... Merda.

A temperatura caiu vários graus hoje... Vários. Estava com saudade do friozinho. Mas ele podia ter escolhido outra segunda qualquer pra chegar.

7.398...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nada me faltará

Eu não sou a pessoa mais religiosa que eu conheço...
Tá. Reformulando: Eu não sou nem a milionésima pessoa mais religiosa que conheço. Mas tem uma parte das histórias bíblicas que eu a-do-ro. Reconfortante, é a palavra.

Sabe aquela dos lírios do campo?? Que não fazem nada produtivo e no entanto ninguém se veste tão bem quanto eles? Sobre a desimportância de se preocupar muito com coisas materiais?

Pode ser (e é até bem provável) que a mensagem não seja exatamente essa. Também me parece razoável argumentar sobre o absurdo que é ficar parado, 'enfeitando' o mundo feito um lírio e esperar que lindas vestes e vida boa lhe alcancem assim, miraculosamente.

Mas ó, vou dizer... Sabe aquilo que dizem, que Deus cuida dos bêbados, dos pródigos, dos 'loucos de todo gênero'? É assim... Sério.

Vejam o meu caso (mencionando, apenas para fazer justiça, que eu não bebo tanto, nem sou louca):

Há quase um ano, meu liquidificador queimou. Quase um ano sem fazer meu delicioso bolo de chocolate... Eu não sei fazer de outro jeito, não sou prendada.

(Sim, eu sei. Não é religiosa, não tem prendas domésticas. Olhos e cabelos castanhos. Nem alta nem baixa. Nem gorda nem magra. Nem salada. Nem bebida. Nem caminhada. Aham. 'Muito mais ou menos', é a expressão que você está procurando.)

Voltando.

Ocorre que na semana passada a geniazinha que vos escreve, resolveu que ia se dar um perfume delicioso de presente. Foi à loja... Experimentou, experimentou... E voltou pra casa feliz e contente com seu cheirinho novo.

Mas assim que coloca o pé dentro de casa, quem começa a gritar? Ela. A adulta. Aquela voz interior que SÓ se manifesta depois da bobagem já feita.

- Faz quase um ano que essa casa não tem um liquidificador. Uma casa onde moram duas crianças fica praticamente um ano sem um dos eletrodomésticos mais básicos. Mas pra comprar perfume, tem?!

Durmo, acordo... E ela lá. Cada vez que coloco o pé na cozinha, ela recomeça a ladainha...

Comentei dias depois com o mano e a ruiva:

- Cara, eu sou uma vaca. Gastei uma nota num perfuminho... Dava pra comprar um liqüidificador e sobrava.

Eu esperava, claro, alguma absolvição por parte daqueles que tanto amo. Palavras que fizessem a tal que grita na minha cabeça sentir vergonha por ser tão implacável comigo... Não disseram palavra. Nadinha.

Mas... Eis que, no dia do meu aniversário, chegam os dois carregando uma sacolona da Pernambucanas!

Sim!!!!! Ganhei meu liquidificador!! Lindo, cheio de 'nãoseiquês'. Coisa fina.
E esta ovelhinha desgarrada, que foi salva de um inverno sem bolo de chocolate, agradece com os olhos marejados...

Béééé!!!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

HAPPY!!!!!!!!!!!!

Não vai dar tempo de fazer um post bem lindo agora... Muita correria.

Mas eu tinha que me exibir um pouco...

Fazem idéia de quantos 'eu te amo' eu ouvi e li hoje??

Eu vou responder e abraçar cada um assim que possível, mas queria dizer desde já o quanto cada palavrinha, piadinha, sorriso, beijo e abraço me faz bem.

Quem sou eu: Uma boboca muuuito Sortuda!

Vejam isso, que fofo.


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Veiêra

Viu, eu disse que melhorava...

A moça apareceu pra trabalhar na terça, ainda antes do meio dia.

Tá muito corrida essa semana... Muitão.

E eu tô tão bobinha, tsctsctsc... Toda emotiva. Veiêra, amigos... É isso que vai deixando a gente mole. (Engole já o risinho cínico. Mole de coração! Óóó... Não vou avisar de novo...)
Olho pras minhas crias logo cedinho e engasgo um chorinho... Mas é de boba, de faceira.


Estava agora comendo uma das trufas que ganhei na Páscoa.
Chocolate com pimenta.
Já experimentaram?

Tenho a dizer apenas, que todos os envolvidos no feitio deveriam estar presos.
Isso pra falar da lei dos homens.
Nem menciono o tamanho do pecado que deve ser, criar e vender algo desse tipo sem avisar que causa dependência e que pode acabar com a vida social da pessoa.

De qualquer forma, achei uma receitinha aqui.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Daí não...

Caderninho de matemática da minha filha... Primeira Série... Ou Segundo ano (seguindo a novíssima nomenclatura):

"Escreva por extenso:
50 - Cinqüenta (escreveu a pequena)

Correção da Profe:
CINQÜÊNTA"

Podia ser um lapso, né? Mas aí chequei o caderno de uma coleguinha... Lá também, a menina 'esqueceu' do 'chapeuzinho'... E a professora corrigiu, bem grande, com sua poderosa caneta.

E a moça que trabalha aqui em casa há pouco mais de vinte dias, ao que tudo indica resolveu tirar uma segundinha de folga... Ninguém é de ferro, né?!


Mas melhora... Ótima semana pra nós todos.

sexta-feira, 28 de março de 2008

No creo...

Uma amiga querida me garante que passa atualmente por dias de "inferno astral'.

Segundo quem acredita, nesse período (imediatamente antes do aniversário) tudo que está pra desandar, desanda mesmo...
O tal inferno astral é determinado pelos astros, eu acho, e não tem muito que se possa fazer não... Tu te encolhe e fica esperando o dia do 'Happy Birthday', que teoricamente dá início a um período beeem melhor.

Eu não gosto nem de debater esse tipo de coisa. Por dois motivos.

Primeiro: Quem sou eu no cosmo pra dizer que alguma coisa é ou não?
Que tal cheirinho não traz pleno equilíbrio... Que tal cor não espanta a inveja... Que a disposição das coisas dentro de casa não pode determinar teu sucesso, ou fracasso... Que o alinhamento dos astros não vai jogar sobre mim uma avalanche de desgraças em série...

O segundo motivo é que: Mundo bom, divertido de se viver é assim... Tem de tudo.

Mas nessa lógica de tolerância e bom humor, permitam que vez ou outra eu não consiga controlar o riso diante de algumas revelações... Não é por mal.

"Objetos quebrados, paredes descascadas, vazamentos, entupimentos e vidros quebrados nas janelas, são um sinal de que a casa está respondendo de forma negativa às energias que circulam em seu interior..."
"As portas dos banheiros, bem como os vasos sanitários e ralos sempre devem ser mantidos fechados para evitar que SUGUEM as energias dos habitantes e do resto da casa."

Em.: Feng Sui: Harmonia do quarto do casal. Diário do Iguaçu 28/03/08

Paredes descascadas, vazamentos, entupimentos e vidros quebrados também podem derivar de falta de manutenção, ok?

Porta do banheiro fechada... Aham... Sim. Sem sombra de dúvida. Se tiver alguém lá dentro então... Ever.

Ps.: Cinco dias pro meu aniver... Tô aqui de dedinhos cruzados pra ver se o tal inferno astral passa batido, hehehe...

terça-feira, 25 de março de 2008

Para Anne

Hoje terminei um dos vários livros começados. Ponto pra mim.

"Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a da maioria das pessoas. Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheci. Quero continuar vivendo depois da morte.
(...) será que conseguirei escrever alguma coisa importante? Será que me tornarei jornalista ou escritora?"

"Do meu lugar preferido no andar, olho para cima, para o céu azul e a castanheira nua, nos seus galhos pequenas gotas de chuva brilham, parecendo prata, e para as gaivotas e outros pássaros que planam no vento(...) Eu acredito que, enquanto isto existir, e eu puder viver para ver isto, esta luz do sol, os céus sem nuvens, enquanto isto durar não posso ser infeliz." O Diário de Anne Frank.

A imagem é do castanheiro que fez companhia a Anne Frank em seu esconderijo. A árvore tem hoje, cerca de 170 anos.
Anne e mais sete judeus ficaram escondidos durante dois anos da segunda guerra mundial, em um 'anexo secreto' do escritório onde seu pai trabalhava. Nesse período de medo e privação, ela escreveu um diário onde fala de amor, tolerância e esperança. Ela morreu aos quinze anos depois de ser capturada e mandada para um campo de concentração nazista.

Tudo Zen, Meu Bem...

A semana começou tão gostosa... Tão levinha... O feriado foi de preguiça, gostosuras e travessuras... Travessuras seguramente muito menos divertidas do que as que imaginam vossas cabecinhas otimistas, mas o progresso foi de exatos 97, 8% em relação ao final de semana anterior. Amém.
*
I'm falling in love... Acho que vou trazer ele pra morar comigo, hehehe.
*
Mereço dez estrelinhas... Fiz longas sessões de alongamento... Ontem E hoje. E o plano é repeti-las ad perpetum.
*
Já mencionei que faço aniversário dia 04 próximo? E sobre como eu A-DO-RO de verdade fazer aniversário? Não??
Yep!
*
Lua linda lá fora...


sábado, 22 de março de 2008

Esse período tem um significado muuuito especial para pessoas assim... Feito eu... Movidas por essa força maior, esse desejo de que "seja doce"... Nós, os chocólatras.



No carro, voltando da aula.
- Mãe, sabe como a Duda faz pra ganhar ovos de Páscoa? Ela deixa uma cenoura em cada janela.
- E funciona, meus amores?
- Sim. Na manhã seguinte tem um ovo em cada janela. E o melhor é que ela não perde nada. Quando abre a geladeira, ela está cheia de cenouras.

Feliz Páscoa!!!!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Ontem teve...

E estava bonito que só...

Na entrada do estádio, alguém aos berros. Um mocinho duro de trago, mamado... Borracho mesmo. Alguém que eu, sem sombra de dúvida, não conhecia.
No que olhei pro figura, ele larga: - É. Você mesmo. Eu te aaamo!
Deus abençoe os bêbados engraçados e que não conseguem caminhar na mesma velocidade que a gente.
#
Um cara com os ombros da largura de um roupeiro de seis portas e cara de pouquíssimos amigos, pára perto da gente. E eu, vocês sabem, sou covarde. Mas quando o jogo começa, ele torce feito doido. Braços colados ao corpo até a altura dos cotovelos, sacode as mãos freneticamente: Vai! Vai! Vai!
#
Um moleque de uns dez anos me ensinou meia dúzia de palavrões que eu não fazia idéia que existissem... E provocava os puliça... Piazito boca suja e sem juízo.
#
Mas pra ter boca suja feito a nobreza, há que se conhecer todas as faces do submundo, viu... Deus do céu!
#
O jogo. Ah, o jogo... Meu Colorado enfrentando o querido Verdão. F*da.
Não foi baba, não. Os dois gols do Inter só saíram no finalzinho...
#
E as ameaças... A gente pensa que tem amigos... Mas experimenta torcer (no estádio e uniformizada) contra o time da tua terra natal... Tenta explicar que esse amor colorado é assim mesmo, que tu não controlas...
O mais bonito que eu ouvi hoje dos conterrâneos, foi que vão me jogar da ponte do Rio Uruguai, que separa nossa cidade do Rio Grande do Sul... E eu que vá nadando até encontrar o Guaíba. Credo.

segunda-feira, 17 de março de 2008

...

Pneu furado no final da tarde de sexta. Eu e a ruiva resolvemos trocar. O mundo masculino é uma fraude. Trocamos em cinco minutos. Verdade, suja um pouco. Nível de dificuldade: iniciante. E lá se foi uma das últimas coisas que eu acreditava mesmo que os meninos precisavam fazer por mim. Não pergunte. No momento eu não lembro das que restaram.
*
E dizem que os sites de fofoca não acrescentam nada no teu dia...
Duas 'notícias' capazes de fazer muita gente um tantinho mais feliz circularam na net na semana passada:
1 - A Gretchen (jura que) vai se aposentar até junho, que não dança mais depois disso e vai se dedicar a carreira política (mas essa parte ela deve ter dito pra fazer graça, claro).
2 - Rodrigo Santoro está solteiro... Aham... E sabe o que eu vi? Uma 'matéria' com dicas para conquistar o coração dele. Não ri, não. Caso alguém aí tenha uma auto confiança centenas de vezes melhor que a minha, tá aqui o mapa da mina.
Good Luck!
*
No mais, paz. O sábado foi daquele jeito que a gente não gosta, mas o domingo já melhorou. Pois é... Uma ótima semana pra todos nós.

quinta-feira, 13 de março de 2008

I woke up this morning, baby...

E já não era sem tempo.

Aguardado ansiosamente e recebido com espasmos de felicidade, chegou (baixou) hoje, finally, o exu resolvedor de pendências. Amém!!

Com todo mundo é assim? Digo... Vocês também se governam tão pouquinho?? Mais alguém aí fica absolutamente sem graça quando perguntam sobre sua rotina??? A que horas você costuma acordar? Entre seis e meia da manhã e uma da tarde, é uma resposta vaga?

Tem as crianças... As crianças puxam pro centro (credo, que vergonha!). Você sabe que elas precisam de refeições (balanceadas) em horários bem específicos, horários também de dormir, acordar, fazer as tarefas da escola... Pra viabilizar essa rotina deles, você se impõe alguma. Ponto pra maternidade.

Mas eu passo por uns períodos... A adulta que mora em mim (mora sim!) sai de férias. A vida prática fica jogada as traças... Pequenas demandas vão se transformando em pequenos problemas, depois em problemas médios... E por aí vai.

Entretanto, se a adulta organizada e responsável não consegue impor sua rotina saudável, tampouco a Bela Adormecida o faz. Seguem as duas (e, na verdade, mais algumas) numa disputa que nunca vai chegar a ser batalha, pois todas sabem que terão sua vez.

O bom é que tá por aí a tal entidade que faz a vida andar. Que vai ao banco, faz o trabalho atrasado, arruma gavetas e se preocupa com os pormenores. Que fique pelo menos até amanhã... Hoje não deu tempo de lavar o carro.

segunda-feira, 10 de março de 2008

No trampo...

Cara... Tinha que ver a chuva que caiu hoje na hora que eu (finalmente) saí pra cumprir uns mandados... Coisa pavorosa, parecia um dilúvio.
E eu, que não bato mesmo bem, entrei numas de que a culpa podia ser minha, huahuahuahua...
____________________

Sentadinha no banco de traz, só ouvindo. Semáforo fechado. E uma senhora beirando os cem anos toda indecisa se atravessa ou não a rua.
O motorista: - Passa, dona!
O cara no banco do lado: - Passadona mesmo!


domingo, 9 de março de 2008

Happy Birthday!!!!!


A afilhada mais linda e doce do sul do mundo tá de aniver...

E a gente te gosta tanto, anjinho, tanto...

E a gente quer tanto que você seja plenamente feliz...

Você nem faz idéia, meu amor.


'She wore diamonds on the inside...'

Pode Parar!

Ei! Que foi que houve??
Domingo é um dos três (dois, nas avaliações menos otimistas) dias do final de semana. Eu AMO verdadeiramente finais de semana.
Então que palhaçada é essa de, repentinamente os domingos se transformarem em dias arrastados, imensos, cheios de... Dores de cabeça e mau humor?!
Quero meus domingos de muito sono tranqüilo, filminhos e preguiça no edredon de volta, imediatamente.
Exijo aqueles domingos nos quais os sons (e silêncios) da casa me aconchegam. Pra ontem, por gentileza.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Sabemos...


Amanhã (08 de março): Dia Internacional da Mulher!!!!!!!!!!!

E daí que esse dia de luta e de mobilização pelos direitos das mulheres trabalhadoras espalhadas por todos os continentes seja sistematicamente reduzido e subtraído em sua essência?!

Faremos como fazemos em todo o resto... Respiraremos bem fundo... Agradeceremos as flores (que são sempre lindas e bem vindas), devoraremos os bombons. Leremos e repassaremos as mensagens fofas. Acolheremos, verdadeiramente felizes, os abraços e carinhos... Eles nos querem dar conta do quão especiais nós somos (e somos). Celebraremos, sim.

Mas nada disso vai nos tirar do prumo. Sabemos de toda a opressão velada. Das infindáveis jornadas acumuladas. Sabemos que ganhamos menos. Sabemos exatamente onde está o perigo. Conhecemos uma face peculiar e ainda mais perversa da violência.

E se há algo a comemorar, é justamente o fato de sabermos.

Meu presente:

Hibisco

Uma de minhas flores preferidas. Tanto que aprisionei três delas (pelas mãos dele) no meu tornozelo para todo sempre.
É rústica e forte. Floresce o ano todo nos lugares mais ensolarados.
Possui uma variedade imensa de cores. Estão por toda a parte, são lindas e pouco valorizadas. Feito nós.

quarta-feira, 5 de março de 2008

AAAAAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Verdão se classificou hoje na Copa do Brasil!!!!
O querido leitor sabe o que isso significa??
Sabe não, né?
Significa que o Campeão Catarinense 2007 (da minha amada cidade), enfrentará o dono do mundo e da Tríplice Coroa, Sport Club Internacional (do meu sofrido coração).
Jogo aqui, no velho oeste. Eeeehhhhhhhhh!!!!!!!!!
Ps.: Amanhã é meu último dia de folguinha. Vou ter de trabalhar na sexta...
Bom também... Trabalha-se um diazinho e já é final de semana.

terça-feira, 4 de março de 2008

Adendo...

Descobri a campanha abaixo num blog que eu leio sempre e que acabei de linkar. O Duas Fridas.
E Monix comentou aqui... E eu tô toda boba, hehehe...
Tá... Eu sou.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Campanha

A campanha foi lançada aqui.

A idéia é que haja uma blogagem coletiva com o seguinte tema "Quando decidi parar de ler a Veja"
Mesmo dentro de minhas infinitas limitações, nunquinha que eu ficava fora de algo assim.

Nem se trata de decidir em algum momento deixar de ler. Não consigo lembrar da última vez em que passei os olhos em um exemplar dessa revistinha. Mas dá pra falar de quando eu sinto vergonha de permitir, pela minha omissão, que algo tão tendencioso, conservador e preconceituoso seja consumido como 'veículo informativo'.
Que exibam em suas páginas informações absolutamente superficiais e por vezes errôneas, sobre o que quer que se proponham a tratar, vá lá. Que saiam sempre em defesa do que há de mais conservador nas nossas decadentes elites, também. Que se envolvam viceralmente nas disputas de poder, sempre ao lado de latifundiários e transnacionais e em desserviço do país, entende-se.
Mas eu sinto aquela náusea quase incontrolável é quando qualquer daquelas figurinhas repugnantes ousa promover o achincalhe de pessoas ou idéias que estão, inclusive, muito além de sua capacidade de compreensão e teorização. Daí não. Daí extrapola minha vontade de ser ampla, democrática, educadinha e tal. Senhores colaboradores deste deprimente semanário, recolham-se, por favor, à sua insignificância!

domingo, 2 de março de 2008

Sunday

Domingo grande, grande. Chuvoso. Esquisito. Como tudo por aqui nos últimos tempos.
Humor lá no calcanhar, mas sempre tem coisa pra salvar...

Quer ver? Então olha isso.

Só me dá alegria esse meu Colorado.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ah... O ócio...

Três vivas pras minhas férias. Viva! Viva!! Viva!!!
Causo que hoje eu não ia trabalhar de jeito nenhum. Mentira, se precisasse, eu ia sim. Mas com dor no coração.
Uma garoa nessa janela... Fininha, mansinha, melancólica...
Então, como minhas obrigações do dia acabam no exato momento que eu deixar as crianças na escola, adivinha o programinha da tarde. DI-LI-ÇA!!
- - - - - -- -
Viram que eu fiz faxina no Blog, né?!
Tirei um pouco do pó, dei comida pro Cusco...
Até pus uma foto na estante, pra enfeitar e dar aquele ar de 'tamo em casa'.
Tem até um cheirinho de lavanda. Tão sentindo? Não?? Deve ser resfriado, viu?!
Mas entrem... Fiquem a vontade. Vou ali fritar uns bolinhos de chuva e volto já.
- - -- - - - -
Receita dos bolinhos aqui
Se tudo correr bem, serão meu lanchinho da tarde.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A quem interessar possa


Meu
Colorado meteu QUATRO hoje!!!!!!!!!!!!

Tá... No Nacional de Patos, e daí??
Quem? Peréia??? Não, não conheço.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Luna

Nem tudo são trevas, caro leitor. Na verdade era pra estar cheia a 'barriga afetiva' desta pateta que vos escreve.
Encontrei nesse final de semana duas queridas amigas de 'pós-infância'. E continuam lindas e sarcásticas. Amém.

Novamente sem ninguém pra me ajudar nas deliciosas tarefas domésticas do adorável mundo adulto.
Quando cheguei em casa ontem, a moça que trabalhaVA aqui estava recebendo umas visitas... Todos confortavelmente instalados no MEU QUARTO, ouvindo boa música e brincando no meu computador.
Sim, eu sei. É tudo um teste, né?! Questão de dias até aparecer um desses apresentadores de TV, duro de botox, dizendo que minha civilidade e sociabilidade estavam sendo testadas em um reality show e que eu ganhei um prêmio muito grande em dinheiro... Em Euros. Tô sabendo.

Mas, como já mencionado, nem só trevas. De férias (antes era recesso, lembra?) até 10 de março. Eu amo meu trabalho, sabe.

Comprei uma bolsa linda hoje.
Sim... Aham... Muito imaturo isso de solucionar frustrações com bens materiais. Tsctsctsc...
Que feio, Liliane, que feio! Olha pra mim! É assim que pessoas adultas resolvem seus problemas?? Você precisava de mais uma bolsa? Tá realmente se sentindo melhor agora?
Ah, vai se f*der! Quando precisa mesmo, tu não diz nada.

Espero que todos estejam agora vendo uma lua ao menos parecida com a minha. Tem apenas um vão de janela aberta, coisa de nada... Mas ali está. Linda. Parece mesmo que veio me espiar. Tão moleca... Fica se escondendo e se mostrando pra mim, me chamando lá pra fora... Eu vou lá um instantinho, ver o que ela quer.

No Coments



Alguém aí tá interessado em ler sobre uma daquelas histórias 'do céu ao inferno em trinta dias'??

Ok. Por mim, beleza. Não é meu tipo de história preferida também.

Certa de que os amigos não merecem o relato repleto dos infindáveis 'porquês', cujas respostas já foram reveladas ao mundo quando de sua criação, sigamos daqui sem comentar esse último intervalo de tempo.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Rumo ao Bi...

Hoje aconteceram os primeiros jogos do Campeonato Catarinense de Futebol 2008.
E lá fomos nós, meninas, penetrar um dos mais sagrados templos do tosco (e adorável) universo masculino, para prestigiar a estréia do Campeão Catarinense de 2007.
Empatamos. E eu não vou tecer maiores comentários, 'causo' que depois ficam falando que a gente vai pro estádio, mas não é pra ver o jogo... E é mentira.
A questão é que a gente ama futebol de verdade, mas tem a tal da visão periférica...

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Monday

Já mencionei que as crianças estão na praia? Há dez dias... E ficam mais oito...
Por aqui, tudo certo. Mas há sete dias não entro no quarto delas.
Uma coisa é fingir que não percebi que o apartamento tem agora o dobro do tamanho e está discretamente desbotado... Afinal são só alguns dias.
Mas daí a ter que encarar a Péia, o Sapo, o Tob, a Rebelde, o Visconde e mais uma legião de 'amigos' espalhados pelo quarto, olhando pra mim com aquela carinha de "Quando é que eles voltam mesmo?", cabe a larga distância entre a coragem que eu tenho e a que eu almejo, senhores.

Mas... Se é verdade que quem tem amigos, tem tudo, que dizer da sorte de ter amigas que visitam na segunda?? E da sorte de ter amigas pra assistir filminho, se empapuçar de sorvete de chocolate e brindar com Champagne numa segunda-feira a noite???

sábado, 12 de janeiro de 2008

Oba!!!!!!!!!!!!!

Imagem: Rui Matos

Voltar a trabalhar tem isso de bom...
A gente volta a ter final de semana!!

Ótimo findi, repleto de tudo aquilo que você esperou durante toda a semana.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

...

Sabe toco? Toco. Tomar toco, saca?? Você vai fazer uma gentileza e leva uma patada. Toma iniciativa numa história (que você jura que tá 'quase') e fica no vácuo. Apresenta um projeto e ele é sumariamente rejeitado com requintes de deselegância. Então...
Era para ser um segredo cósmico mas, eu e uma amiga muito sensitiva descobrimos no choppinho do final da tarde que ontem era, inegavelmente o dia internacional do toco. Só pode.

Hoje iniciou a edição catarinense do Planeta Atlântida. Maior festival musical do sul do Brasil. Transmitido ao vivo nas ondas do seu (meu) rádio. No trampo ouvi um pedacinho do show do NxZero. Pode engolir o risinho senão não conto o resto! Pois é, como eu ia dizendo... Alguém aí já tinha conhecimento de que os caras fazem um cover da Rihanna cantando Umbrella????? Bah! Que coisa, não?!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Normalidade

Uma avó entrega seu neto a alguém que, segundo seus critérios, tem mais condições de criá-lo. Trata-se de um bebê recém-nascido. Quase um ano se passa. A criança está bem. Os novos pais decidem regularizar a situação. Ingressam na justiça, que lhes concede a guarda da criança com base no laudo psicossocial. Tudo normal, não?
A pessoa a quem o pequeno foi entregue é um transexual.
O Ministério Público recorre. Ganha. A criança vai para o abrigo.

Diz o promotor: "...esta criança tem de ter uma família convencional, ser criada por um pai e uma mãe. Imagine como ela ficará revoltada ao descobrir que foi criada por uma família anormal"

Sabe aquelas pessoas impermeáveis à vida? Passam pelo mundo, pelas mais variadas experiências, conhecem tanta gente, aprendem outros idiomas, caem, levantam (ou são erguidas) e, mesmo assim não sorvem uma única gota de vida.
Com boa parte do caminho já feito, ainda arrastam consigo bandeiras esfarrapadas da normalidade, pois somente nessa Terra do Nunca é que gente de compreensão tão débil se sente segura. Assustadoras, não?

A íntegra da notícia aqui.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Beicinho

Tô enrolando pra contar pr'ocês... Tô semi-triste... É semi-egoista, eu sei.
As crias estão na praia e lá ficarão até lá pelo dia 20.
Sim. Criança adora praia, né?! Talvez eles nem estejam chorando e chamando por mim todas as noites. É provável que estejam comendo e vez ou outra, tomando banho. Tudo bem.
Tá, reconheço... Super egoista.
*°*°*°*°*°*°*°*
Ô... Tudo bem que vocês que fazem parte da minha dúzia de leitores são tímidos, não comentam no Blog e depois escrevem email pra dizer que gostam e cobrar posts... Mas pelo menos não esqueçam de brincar com o Cusco, né?! Poxa, é meu único animalzinho de estimação.
Tá lá embaixo, no final da página. Sentadinho. No saquinho tem comidinha e no 'more' tem uma bolinha azul que ele adora. Cuida dele um pouquinho, já volto.

Amigas

Estive uns dias na casa de uma amiga muito querida, que mora na praia.
Sabe a figurinha que sempre sabe alguma coisa pra te fazer sentir melhor?? Tá queimada? Babosa; Pele manchada? Argila; Não pára? Cerveja; Não desce? Te pega com os guias, hehe.
Tudo simples, tudo bonito. Talvez por isso a gente volte de lá assim, so happy.

E minha amiga sinhá agora mora na menor Casa Grande do mundo. Mas continua no alto de seus saltos altos, sã e salva... E com uma mucama fiel, modestamente. Tinha que ver as heroínas procurando o prato do microondas nas pilhas de caixas de papelão.

O tal do 'orkut'... Tem quem diga que acaba com a vida da gente, que esculhamba a privacidade e tal e cousa... Bueno, dizem os 'dizedores' de coisas sábias que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
Pois não é que uma das criaturinhas mais lindas do meu passado me encontrou por lá. Coisa mais boa. Notícia danada de feliz. E ela leu o Blog, e achou legal... É que ela é muito querida mesmo.
Que bom que tu voltou, Maria!

E eu tive de voltar a trabalhar... Teve jeito não. Janeiro. Uma solidão naquele Fórum... Mas a ruiva passou por lá pra me fazer companhia e ajudar nos mantras que fazem o relógio girar. Não. Não funcionou, por enquanto. Mas foi mais divertido.

Entra aí...

Imagem: Jorge Marreiros

Atravessa e segue em frente, meu bem. Dá uma olhadinha pra traz, mas só de relance. Afinal, você fez o que deu. Olha pra frente, mas PELAMORDEDEUS, só até onde a vista alcança. Não força a barra não. E vê lá... Não esquece de olhar pros lados. É perto que 'se esconde' tudo que é capaz de nos fazer sorrir. Esquenta não, o essencial taí contigo.

FELIZ ANO NOVO!!!!!!!